O chocolate é conhecido no mundo todo e famoso por poder afetar o humor e proporcionar conforto emocional. Chocolate também tem vários benefícios de saúde surpreendentes que o deixam ainda mais atraente. Para obter o máximo de benefícios do chocolate, você deve optar pelo chocolate amargo de preferência com 70% de cacau (Lembre-se: Amargo é bom, já falamos isso outras vezes). Aqui estão 5 razões para comer mais chocolate:

1 – Protege o coração

Chocolate contém polifenóis e flavonóides que podem ajudar a proteger o seu sistema cardiovascular e prevenir doenças cardíacas. Flavonóides são antioxidantes que também podem ser encontrados em algumas frutas, vinho tinto, chá verde e azeite. O chocolate é uma das fontes mais ricas de flavonóides, com níveis mais elevados do que quase qualquer outro alimento. Alguns estudos mostraram que estes flavonóides também podem ajudar a reduzir a pressão arterial.

2 – Ameniza o estresse

Chocolate contém propriedades sedativas que agem como um tranquilizante, ajudando a reduzir os níveis de estresse e ansiedade. Comer chocolate também pode levar o corpo a liberar endorfinas, levando a um melhor estado de espírito e uma maior sensação de bem-estar. Além disso, alguns estudos mostraram que o chocolate contém propriedades analgésicas que ajudam a reduzir a dor relacionada ao estresse.

3 – Melhora a concentração

Chocolate contém um estimulante chamado teobromina, que tem um efeito semelhante à cafeína. A teobromina pode melhorar a concentração e os níveis globais de alerta. Ao contrário da cafeína, a teobromina não produz agitação e outros efeitos colaterais negativos. Comer um pouco de chocolate pode aumentar temporariamente o seu poder cerebral e aumentar a sua capacidade de se concentrar em tarefas complexas.

4 – Alivia a tosse

A mesma teobromina também pode ajudar a aliviar a tosse. Alguns estudos descobriram que o chocolate age de forma semelhante à codeína, que é freqüentemente usado como um ingrediente-chave em medicamentos contra a tosse. A codeína pode ter efeitos colaterais negativos, como sonolência, o que torna o chocolate uma alternativa muito melhor para a supressão da tosse.

5 – Alívio da TPM

A TPM é um problema angustiante que afeta as mulheres em todo o mundo (e consequentemente os homens). Os sintomas de TPM variam de uma mulher para outra, mas geralmente incluem alterações de humor, inchaço e ganho de peso. Chocolate contém propriedades que podem ajudar a aliviar os sintomas da TPM, particularmente oscilações de humor, ansiedade e depressão.

Nem precisa falar de como o chocolate é saboroso e de quebra ainda vem com uma gama de benefícios para a saúde. No entanto, como acontece com qualquer alimento alto teor de gordura, comer muito chocolate pode levar ao ganho de peso, por isso é importante ser moderado na quantidade de chocolate que você come. Além disso, lembre-se de escolher chocolate amargo com pelo menos 70% de cacau.

E existe alguma relação entre chocolate e azeite? Além de ambos serem deliciosos, é possível harmonizar os dois. Tente colocar um fio de azeite de boa qualidade em cima de uma bola de sorvete de chocolate. Ou então experimente a nossa receita de mousse de chocolate com azeite

Fonte: Olive Oil Times

Comentários

LEAVE A REPLY