O que é alho negro?

Com um sabor único, o alho negro é um ingrediente extremamente saudável que adiciona valor à receita. Protagonista de vários reality shows culinários, o alho negro ainda é pouco conhecido nas cozinhas das casas brasileiras, mas se tornou amado pelos chefs do mundo todo.

Ele passa por um processo de fermentação em ambiente controlado, que faz com que ele adquira essa cor escura e ganhe um sabor adocicado e refinado.

É possível comê-lo de muitas formas, aliás: se você não gosta da característica forte do alho comum, é possível trocá-lo pela versão negra. É ainda mais saudável!

Como é feito?

Muitas pessoas acham que o alho negro é uma variedade do alho e elas ficam surpresas ao saber que esta cor única, e esse sabor apurado são resultados de um processo de fermentação, uma técnica que tem sido usada por milhares de anos.

O alho é acondicionado em um ambiente com temperatura e umidade controladas, sem qualquer outro tipo de aditivo, ingrediente ou produto químico. O alho contém açúcares e aminoácidos. Quando o alho sofre fermentação, estes elementos produzem melanoidina, uma substância de cor escura que é responsável pela cor do alho preto.

O alho leva cerca de um mês para ficar pronto, pois além da fermentação ainda passa por um processo de descanso, que serve para a umidade interna do alho assentar, garantindo uma textura mais agradável.

Benefícios do Alho Negro

O alho comum já é famoso por seus benefícios, sendo um dos alimentos que mais possui antioxidantes. Porém o alho negro consegue superar o alho comum, tendo os seus componentes antioxidantes potencializados em dobro! Alguns estudos confirmam que este alto nível de antioxidantes pode prevenir as complicações da diabetes.

Um estudo no Japão concluiu que o alho negro, em comparação com o alho comum, é mais efetivo também contra tumores. Ele possui grandes concentrações de componentes sulfurados. Um desses componentes, s-alil-cisteina, é responsável por muitos benefícios à saúde, incluindo a diminuição do risco de doenças vasculares.

Outro estudo, realizado em 2014 na Coréia do Sul, concluiu que participantes que ingeriram diariamente o estrato do alho negro durante 12 semanas obtiveram maior índice de HDL (colesterol bom).

Além de tudo isso, o alho negro ainda é um grande aliado contra os danos causados pelo álcool no fígado: cientistas descobriram que ele pode reduzir a inflamação causada pelo dano nas células do fígado, além de ajudar a reverter o quadro e ainda remover o acumulo de gordura.

Na mitologia taoísta, o alho negro chegou até a ser considerado um alimento que garante a imortalidade!